sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Como hoje é dia de Padoca!

Bom... como recebi hoje as fotos de sexta passada, vou postar aqui para animar o pessoal a comparecer hoje.

Foto da frente da padoca
Como é de costume, os cervejeiros caseiros levam suas cervejas para a galera provar. A foto abaixo registra o momento que o Tiago (da Avatar) serve sua cerveja preta de 5 maltes com Junior ao fundo.

Tiago e sua cerva, Junior sorridente

Nesta foto uma visão de dentro da Padoca, aparece o Barbon de costas, Marco conversando com seu amigo que mora na Itália e mais a direita de camisa verde seu Aurélio (pai do Marco).

Visão de dentro da padoca
Agora temos duas fotos sobre a variedade da Padaria, a primeira mostra as cervejas (nota-se uma Chechvar, récem chegada ao Brasil) e na segunda alguns copos disponíveis.
Algumas Cervejas

Copos para as cervejas

Meu muito obrigado a Jo que emprestou a máquina e enviou as fotos. E hoje estaremos lá, o Marco está na Argentina, mas teremos uma novidade hoje e quem viver, verá! :P

E em primeira mão o Junior me disse que chegaram algumas cervas novas: a Schneider Aventinus, A Gaffen Kolsch e ainda Leffe escura a R$ 3,90. Provaremos essas hoje!
Cheguem cedo! :P

Até lá,

Murilo

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Aviso sobre a Opus Amnésia e novidades na Padoca

Aos que possuem garrafas da Opus Amnésia, a data boa para abri-la seria neste próximo sábado (dia 23/02/2008), entretanto abrimos uma garrafa na terça-feira e constatamos pouca carbonatação ainda.
Devido ao alto teor alcoolico (8,3%) e a gelatina que usamos para clarificá-la, pouco fermento restou na cerveja, por isto a demora da carbonatação. Acredito que mais uma semana seja suficiente para poder tomá-la. Todavia, guardarei umas garrafas pra tomar daqui um mês (pelo menos), que aí sim acho que teremos ela em seu melhor momento.

Nesta sexta-feira (22/02/2008) teremos uma novidade na Padoca, quem puder ir não irá se arrepender! :D

[]'s e até lá!

Murilo

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Ranking da Cerveja 2007

A edição deste mês da revista Prazeres da Mesa traz o seu Ranking de Cervejas do ano de 2007 Com 50 exemplares. A campeã foi a Colorado Indica e um dos jurados o meu "sócio" Marco Zimmermann. Uma relação delas você pode acompanhar na revista, ou no blog do Roberto Fonseca mais conhecido como Latinhas do Bob.

[]'s

Murilo

P.S. O Marco não votou em nenhuma das cervejas "intrusas" presentes na lista!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Onde tudo começou!

Na Panificadora Metrópole, a famosa Padoca, situada na Rua Lauro Linhares, 688, Trindade, Florianópolis, Santa Catarina!

Neste querido estabelecimento é onde cultivamos a cultura cervejeira, caseira ou não, de Floripa e do mundo.
Eu a conheci através do Marco, Ednardo, Mattos, enfim com o pessoal do trabalho, que sempre iam tomar umas cervejas todas as sextas-feiras e vésperas de feriado.
Lá conheci o Rafael, Alessandro e o Tiago, que já fazem ótimas cervejas, antes mesmo de nós. O Rafael na verdade foi o cara que nos inspirou a começar fazer cerveja em casa. Ele levava algumas garrafas na padaria para experimentarmos e de cara quisemos começar a produção. Mas demorou quase um ano até a realização do sonho.
Sem contar o pessoal que conhecemos por simplesmente gostar de boas cervejas. Ou que vai até lá por ter visto ou ouvido falar em algum lugar sobre ela.
O que torna a padaria especial em termos de cultura cervejeira não é apenas a variedade de produtos oferecida, e sim o pessoal que lá se encontra e as discussões que se desenvolvem.
Aqui vão algumas fotos com uma amostra da variedade de cervejas existentes. Hoje iremos nos encontrar lá, à partir das 18 horas o pessoal já deve estar lá.
Segue abaixo algumas fotos dos "produtos".

Algumas Eisenbahn geladinhas

Importadas diversas: Trapistas, Trigo, dentre outros.

Barriletes de 5 litros

Segue o mapa para ninguém dizer que não achou! :P



Até lá!

Murilo

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Beer is the answer!

Navegando pelos blogs relacionados a cerveja encontrei um post muito interessante, segue o link http://www.hifimundo.com/public/blog/2008/02/i-thought-42-sounded-little-convenient.html.

A brincadeira parte do livro Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker's Guide To Galaxy) de Douglas Adams onde ele diz que "A resposta para o sentido da Vida, do Universo e Tudo mais é 42" (The answer to the question of Life, the Universe and Everything is 42).

Sem sombra de dúvida cerveja é muito mais conveniente. :P

[]'s

Murilo

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn - 3ª Parte

No dia da premiação nosso cineasta, Luiz Felipe, saiu às 9 da manhã de Curitiba para São Paulo com a intenção de estar as 19 horas no Frangó. O detalhe é que aconteceu um acidente na estrada e ele ficou parado cerca de 6 horas e só chegou na rodoviária em São Paulo às 19 horas. O problema é que ele ainda tinha que passar na casa de um amigo para pegar a câmera e aí sim rumar para o Frangó. Então ele chegou na hora que terminou a premiação, não conseguindo registrar o momento. Ainda bem que a Tati conseguiu.
Entretanto, a partir dali os momentos de alegria e confraternização que se sucederam, como cantigas alemãs, entrevistas e depoimentos foram registrados e resultaram no vídeo abaixo.




Agradecemos ao Marcelo Moss, Cilene Saorin, André Clemente, Cassio Piccolo, Eduardo Passarelli e Leonardo Botto, por gentilmente permitirem a publicação de suas imagens neste vídeo.
Para nós é uma honra ter participado deste momento, onde segundo o Cassio Piccolo, estávamos todos "fazendo história".

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn - 2ª Parte

Após a notícia de que estávamos entre os 6 finalistas e com chances de estar entre os 3 primeiros, decidimos ir à São Paulo no dia da premiação, dia 12/12, para conhecermos os jurados que lá estariam e confraternizar com os amigos que lá encontrariamos.

Neste interím precisei (Marco) fazer uma cirurgia, mas o médico garantiu que eu poderia viajar sem problemas e então compramos as passagens de avião e no dia 12/12/07 lá estávamos no Frangó, um dos melhores bares "cervejeiros" que já vimos.

O nosso amigo Denys nos acompanhou na viagem e providenciou a carona com o Chuy. Meu irmão, o Luiz, que mora em SP, também foi e levou a Jú e alguns amigos. Começamos a noite conhecendo pessoalmente muitas pessoas que conhecíamos apenas virtualmente ou de nome, como o Eduardo Passarelli, o André Clemente e a Cilene Saorin, e reencontrando amigos como o Leonardo Botto e sua esposa Tati.

Após uns petiscos e conversas, teve início a premiação. Primeiramente foram anunciados os cervejeiros colocados entre o 6º e o 4º, sendo que nenhum deles estava presente. Em seguida foi anunciado o terceiro colocado. Dos finalistas, estavam apenas 3 e eram justamente os que ficariam entre os 3 primeiros, o que causou com certeza uma grande ansiedade entre estes 3. O terceiro foi o Eduardo Passarelli, com a sua Dubbel.

Aí nossa ansiedade chegou ao pico. Estava caindo a ficha: "estamos entre os 2 primeiros!". Como o Juliano falou, anuciando o segundo já se saberia quem era o primeiro, então quando ele começou a falar sobre o segundo colocado, mesmo sem anunciar o nome, ficou claro quem seria o primeiro: o Botto. As palavras "esta cerveja foi a grande surpresa do concurso" não poderiam ser atribuídas ao Botto, que de surpresa não tem nada.

Mas a forma como o Juliano descreveu o que aconteceu envolvendo nossa cerveja já valeu a viagem. Ele falou que os jurados que a provaram tinham certeza que ela ganharia, e que no final parecia torcida de futebol, com os jurados torcendo pela nossa ESB. Para quem havia começado a fazer cerveja a pouco tempo, tudo o que foi dito naquela noite lá no Frangó chegou a parecer surreal.



Vídeo do momento da premiação

Os elogios que a nossa cerveja recebeu foram muito acima do que esperávamos, que era apenas um "feedback" sobre nossa produção. O André Clemente (que entende MUITO de cerveja), falando que nossa cerveja merecia ter ganho... a Cilene Saorin, que dispensa apresentações, dizendo que ao tomar a nossa ESB ela se sentiu em Londres... e o Marcelo Moss (ex dono da Baden-Baden e dono do Bar Hops, em Campos do Jordão) dizendo que queria que a nossa ESB tivesse ganhado para poder vendê-la no seu bar... Isto tudo nos mostra que estamos no caminho certo.

Mas temos consciência de que o que estava sendo avaliado no concurso não eram os cervejeiros, e sim as cervejas. A classificação final não representa quem é melhor do que quem. Temos certeza absoluta que temos muito que aprender com cervejeiros com colocações abaixo da nossa, como o Mauro Nogueira, o Ricardo Rosa, o Rafael Tonera, entre outros.
Sabemos que tivemos também sorte de termos escolhido uma receita que agradou e se destacou em frente às outras concorrentes. Receita, aliás, que contou com a contribuição do Mauro Nogueira, a quem sempre seremos gratos por tudo que já fez por nós.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Opus no Carnaval

Na sexta de carnaval como reza a tradição, fomos ao Berbigão do Boca, a grande festa da ilha. Óbvio que não poderíamos esquecer de levar nossa Opus Red Ale e lá a degustamos com alguns amigos presentes.

Momento da abertura da Opus Red Ale, da dir. pra esq. Marquinhos, Marco e Murilo.

Da esq. pra dir. Marco, Murilo Marquinhos e Donatti da Primeira Leva

Aqui Marco e Eu durante a passagem do trio elétrico do Berbigão

Tirando o trânsito o Carnaval aqui em Floripa foi o bixo, muito sol e festa! Com o tempo postaremos mais imagens.

Até mais,

Murilo

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Finalmente - Opus 12 e 13

Chegando o carnaval já podemos falar das cervejas que fizemos especialmente para esta ocasião. A Opus 12, uma APA de 8.2% que só não chamamos de IPA porque possui apenas 35 IBU, e a Opus 13, uma Porter baseada em uma receita que já havíamos feito antes.

O carnaval nem começou e a Opus 12 já protagonizou alguns fatos curiosos envolvendo 2 amigos nossos, os quais não citaremos aqui. O que podemos dizer é que, segundo eles, o nome apropriado para a cerveja seria "Amnésia".

Já falamos sobre a brassagem desta cerveja, e agora que temos o resultado podemos dizer que ela ficou muito boa. Mas na primeira vez que a tomei, não me empolguei muito com o resultado. Talvez por ela estar muito "nova", ela estava com um sabor "áspero", com uma adstringência que não estava se encaixando muito bem.

Mas com o passar dos dias a cerveja foi se acertando dentro do postmix e ontem, ao tomá-la novamente, tenho que dizer que ela está muito boa. O aroma é levemente adocicado, com presença de lúpulo e de álcool. O sabor começa alcoólico e doce, ficando amargo em seguida.
O outro galão desta cerveja está ainda maturando, e iremos engarrafá-la em breve. Acredito que na garrafa esta cerveja irá ganhar muito, ainda mais se conseguirmos aguentar deixar ela pelo menos uns 20 dias na garrafa!

Opus 12 APA "Amnésia" e Opus 13 Porter

A Porter (Opus 13) é a primeira receita que repetimos, porém fizemos algumas modificações no amargor e no teor alcoólico. Subimos de 25 para 35 IBU e de 5% para 6% de álcool. E tenho que admitir que a receita anterior estava melhor. Acho que o amargor elevado escondeu um pouco o que esta cerveja tem de melhor, que é o sabor levemente torrado e o caramelo proveniente do malte Carared. Lembraremos disto na próxima execução desta receita.

Mesmo assim, a cerveja está muito boa e, como é de costume, está melhorando com o tempo. Creio que mais alguns dias maturando e ela ficará mais equilibrada. E como evidência disto, ontem transferimos o segundo galão desta cerveja para o postmix e na prova da cerveja da proveta (do densímetro) já sentimos que o amargor está realmente mais equilibrado com estes dias a mais de maturação.

Como podemos ver, a pressa é inimiga da cerveja perfeita.