terça-feira, 2 de setembro de 2008

Atualizações...

Muitas coisas aconteceram desde o último post. Entre elas, a viagem do Murilo, que está na Inglaterra a trabalho e irá falar aqui no blog sobre suas experiências “entre os Bretões”.


A nossa witbier ficou muito boa. As especiarias ficaram bem evidentes, mas equilibradas de forma a nenhuma delas se destacar demais. Uma cerveja muito refrescante e que será nossa cerveja de verão. Levei um postmix com ela para BH no III Concurso Nacional e ela fez bastante sucesso, sendo consumida rapidamente e gerando um bom boca a boca.

Falando em concurso, a ACervA Catarinense organizou uma excursão para BH em um micro-ônibus. Os viajantes foram o Tiago Costa Pinto (Avatar), Gustavo Bräscher (Santo Amaro), Raphael (Tonera), Max (Sambaqui), Eduardo (Cerveja Vagabunda), Feijão (Obiercevando), Tiago Valenti (B. Camboriu) e eu (Opus).

A viagem foi muito divertida, com direito a chopeira no ônibus e muitas risadas com o Eduardo, que mostrou seu lado “cantor”. Foi ele que nos apresentou a música que virou o hino provisório da ACervA Catarinense e que foi entoado durante vários momentos, entre eles a comemoração no palco após a premiação.

E a comemoração teve como motivo a conquista do 1o lugar na categoria “Belgas” pelo Raphael Tonera, que é um dos pioneiros do nosso grupo e que serviu de exemplo para a maioria dos atuais membros da ACervA Catarinense em Florianópolis. Além disto, ele é o vice-presidente da nossa Acerva.

A cerveja que enviamos, uma experiência com uma Belgian Strong Dark Ale, acabou não sobrevivendo às maluquices que fizemos com ela e contaminou. É uma pena, pois a cerveja que não passou por todas as experiências ficou muito boa, apesar de uma FG um pouco mais alta do que desejávamos (1.028 / OG: 1.091). Da próxima vez vamos lembrar de não inventar na hora de fazer a cerveja do concurso!

No dia 16 de agosto fizemos uma Pilsen Tcheca, seguindo praticamente a mesma receita da anterior, com pequenos ajustes nos maltes e um amargor levemente mais suave e mais aroma e sabor de lúpulo Saaz. Deve ficar pronta no final de setembro.

No fim de semana do dia 23/08 realizamos uma brassagem em conjunto com o Filipe Corrêa da Costa e o Max Leiras Prujansky, cervejeiros aqui de Floripa. Fizemos uma Oktoberfestbier para levar para o workshop que será realizado em Blumenau durante a Oktoberfest. O objetivo era fazer uma Oktoberfest no estilo mais antigo, que apresenta uma coloração âmbar mais escura do que as atuais existentes no mercado (Spaten, HB, Löwenbrau, etc).

Por um pequeno descuido durante durante a pesagem dos maltes acabamos colocando 1kg a mais de malte Munich, o que aumentou a sua OG (de 1.059 para 1.065) e a tornou mais escura e mais forte. Mas ainda assim ficará dentro dos parâmetros de uma oktoberfestbier tradicional.

Em breve mais informações!

Abraços!

Nenhum comentário: