quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Primeiro ano da Opus em números

Com a viagem do Murilo o aniversário de 1 ano da Opus (7/09) passou meio batido. Mesmo sem festa, fizemos um balanço de tudo que aconteceu neste primeiro ano encontramos alguns números interessantes:

Produção total (aprox): 1.000 litros
Lotes produzidos: 28 + 1 (em conjunto com a Sambaqui)
Estilos produzidos:
- American Pale Ale (4x)
- Extra Special Bitter (3x)
- Stout (1x)
- Porter (4x)
- Strong Golden Ale (2x)
- Red Ale (1x)
- Blond Ale (1x)
- Brown Ale (2x)
- Pilsen (2x)
- Rauchbier Bock (1x)
- American India Pale Ale (2x)
- English India Pale Ale (1x)
- Strong Dark Ale (1x)
- Mild (1x)
- Witbier (2x)
- Weizenbier (1x)
- Oktoberfest (1x)
Total: 17
Ale: 14 em 25 lotes (86%)
Lager: 3 em 4 lotes (14%)

Como podemos ver, nossa produção atual é de 10hl/ano. Isto é um pouco mais do que fazemos em cada brassagem da Moçambique na Cervejaria da Ilha, onde produzimos em média 850L (pouco comparando com outras micro-cervejarias). No total, produzimos aproximadamente 2.500L de Moçambique em 3 brassagens neste mesmo período.

Mas o que mais nos chamou a atenção é a quantidade de estilos diferentes que produzimos. O motivo para isto é que procuramos sempre fazer algo novo, e mesmo quando repetimos um estilo nós mudamos a receita. Por exemplo, os estilos que mais fizemos (Porter e American Pale Ale) ainda não chegaram a uma receita definitiva.

A proporção entre ales e lagers é bem desequilibrada, mas isto é resultado de 2 fatores, sendo o primeiro a necessidade de controle de temperatura e o segundo o tempo de fermentação+maturação bem maior para as lagers. Bem que gostaríamos de produzir mais lagers...

Entre nossos planos para este segundo ano está o aumento da capacidade de produção de 36L para 90L por brassagem, chegando a um total de pelo menos 2.000L no ano. O aumento do equipamento não refletirá diretamente no aumento da produção pois um dos objetivos é justamente diminuir a frequência de brassagens, que hoje é de 1 brassagem a cada 2 semanas em média. Mas a vontade de produzir é tanta que é capaz que a frequência continue a mesma!

Além disto, pretendemos explorar outros estilos, como por exemplo Schwarzbier, Doppelbock, Altbier, Kölsh, Dubbbel, Tripel, Imperial Stout e quem sabe uma Barley Wine.

Nosso blog também tem números interessantes. Criado em janeiro, alguns meses depois do início das produções, ele teve 4.738 visitas até o dia 07/09, tendo sido visto por 2.196 pessoas diferentes. A média é de 19 visitas por dia e realizamos 63 postagens no período (média de 2 por semana aproximadamente).

Nem parece que já passou 1 ano... e ao mesmo tempo parece que já fazem uns 10 anos que estamos fazendo cerveja. Neste meio tempo, além de ganharmos experiência cervejeira, fizemos muitos amigos cervejeiros e bebedores de cerveja.

Que venham muitos anos, cervejas e amigos para a Opus!

4 comentários:

André disse...

Parabéns à Opus! E que venham muitas cervejas ainda...PROSIT!

Luiz Felipe disse...

PARABENS

Jean disse...

Prezado Marco,

Parabéns pela inciativa, pela cerveja e pelo blog.

Jean Claudi.

Anônimo disse...

Marco e Murilo,
Parabéns pelas cervejas e pelos bons números.
Grande abraço,
Claudio Zastrow.