sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Finalmente - Opus 12 e 13

Chegando o carnaval já podemos falar das cervejas que fizemos especialmente para esta ocasião. A Opus 12, uma APA de 8.2% que só não chamamos de IPA porque possui apenas 35 IBU, e a Opus 13, uma Porter baseada em uma receita que já havíamos feito antes.

O carnaval nem começou e a Opus 12 já protagonizou alguns fatos curiosos envolvendo 2 amigos nossos, os quais não citaremos aqui. O que podemos dizer é que, segundo eles, o nome apropriado para a cerveja seria "Amnésia".

Já falamos sobre a brassagem desta cerveja, e agora que temos o resultado podemos dizer que ela ficou muito boa. Mas na primeira vez que a tomei, não me empolguei muito com o resultado. Talvez por ela estar muito "nova", ela estava com um sabor "áspero", com uma adstringência que não estava se encaixando muito bem.

Mas com o passar dos dias a cerveja foi se acertando dentro do postmix e ontem, ao tomá-la novamente, tenho que dizer que ela está muito boa. O aroma é levemente adocicado, com presença de lúpulo e de álcool. O sabor começa alcoólico e doce, ficando amargo em seguida.
O outro galão desta cerveja está ainda maturando, e iremos engarrafá-la em breve. Acredito que na garrafa esta cerveja irá ganhar muito, ainda mais se conseguirmos aguentar deixar ela pelo menos uns 20 dias na garrafa!

Opus 12 APA "Amnésia" e Opus 13 Porter

A Porter (Opus 13) é a primeira receita que repetimos, porém fizemos algumas modificações no amargor e no teor alcoólico. Subimos de 25 para 35 IBU e de 5% para 6% de álcool. E tenho que admitir que a receita anterior estava melhor. Acho que o amargor elevado escondeu um pouco o que esta cerveja tem de melhor, que é o sabor levemente torrado e o caramelo proveniente do malte Carared. Lembraremos disto na próxima execução desta receita.

Mesmo assim, a cerveja está muito boa e, como é de costume, está melhorando com o tempo. Creio que mais alguns dias maturando e ela ficará mais equilibrada. E como evidência disto, ontem transferimos o segundo galão desta cerveja para o postmix e na prova da cerveja da proveta (do densímetro) já sentimos que o amargor está realmente mais equilibrado com estes dias a mais de maturação.

Como podemos ver, a pressa é inimiga da cerveja perfeita.

Nenhum comentário: