sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Opus 13 - Brown Porter

Apesar de domingo ser o dia tradicional das nossas brassagens, quando o tempo no sábado está ruim preferimos fazer cerveja sábado a noite e torcer para domingo o tempo melhorar para aproveitarmos a praia. E foi isto que aconteceu no último fim de semana. Fizemos a brassagem no sábado, e tivemos sorte de aproveitar bastante o dia de domingo na praia do Campeche.

Como nossa encomenda de malte pilsen ainda não havia chegado, o Murilo foi pegar uma saca de malte lá no Chopp Ilhéu. Mas antes, fomos comprar o nosso freezer em uma loja de móveis usados do Rio Tavares. A brassagem começou às 17h.

Esta foi a primeira vez que decidimos repetir uma receita, fazendo apenas ajustes finos. A escolhida foi uma Porter que fizemos em dezembro passado e que ficou muito boa. Decidimos apenas intensificar um pouco o sabor torrado e aumentar levemente o amargor (com cuidado para não transformá-la em uma stout!!).


Foto da porter fervendo, logo após a adição de lúpulo

Calculamos a receita utilizando a nossa eficiência de sempre, mas acho que desde quando começamos a moer o malte um pouco mais fino nossa eficiência aumentou, e a cerveja, que deveria chegar a 1.060 chegou a 1.068. Como não nos preocupamos em corrigir, ela ficará um pouquinho mais forte mesmo.

Pois é, na próxima teremos que pegar leve, pois com uma cerveja de 8% e outra de 6% já maturando para o carnaval, é bom que a outra não tenha mais do que 5%!


Abraços!

Marco Zimmermann

Nenhum comentário: