sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Habemus Cerevisiam!!


Em primeiro lugar, bem vindos à garagem virtual da Opus. Para aqueles que ainda não conhecem a "fábrica" da Opus, ela produzida na garagem da nossa casa no Campeche. Podemos dizer que ela é uma autêntica "Garage Ale".

Este blog tem início 4 meses e 11 brassagens após a brassagem inaugural, ocorrida no dia da Independência Cervejeira, como já frisado pelo Murilo. Por este motivo, começaremos com uma pequena retrospectiva do que aconteceu de lá pra cá.

A idéia de produzirmos cerveja em casa começou há muito tempo, junto com a idéia de produzir rollmops. A idéia ficou mais forte ainda quando nos mudamos para o Campeche em outubro de 2006. Infelizmente, por problemas de logística (sic), tivemos que esperar mais de 1 ano para efetivamente dar início à produção de cerveja. E infelizmente, ainda não começamos a produzir rollmops! :(

Mas neste meio tempo, tivemos oportunidade de ler bastante e estudar muito na internet sobre a produção de cerveja, contando com o auxílio do Raphael Tonera, cervejeiro caseiro de Floripa, e do Reinoldo Steinhaus, cervejeiro do Chopp Ilhéu.

A grande oportunidade de darmos início à produção surgiu quando passei uns dias no Rio de Janeiro trabalhando nos Jogos Panamericanos, e quando tive a oportunidade de conhecer o pessoal da AcervA Carioca. Através dos contatos prévios que tinha feito com o Mauro Nogueira através da AICCA, marquei um encontro com eles no Aconchego Carioca (17/7/07).

Lá, fui convidado pelo Mauro para auxiliá-lo na produção de uma cerveja, o que viria a ser meu primeiro contato com a cerveja caseira. A partir disto, tinha certeza que não demoraria muito para iniciar a nossa produção. O processo simples utilizado pelo Mauro e a sua experiência didática obtida em anos de cursos da Confraria do Marquês, somados aos anos de estudos prévios, foram suficientes para começarmos por conta própria.

Uma segunda visita ao Rio durante os Jogos Para-Panamericanos e mais uma oportunidade de produzir cerveja com o Mauro fizeram com que eu marcasse a dia da primeira brassagem: o feriado da independência.

Da minha volta à Floripa até este dia, tinhamos exatamente 2 semanas. E aí começou a nossa correria para montar o equipamento a tempo. O primeiro item comprado foi um termômetro "analógico". Em seguida compramos panelas, cobre para o chiller... O densímetro foi o último item, chegou pelo correio 1 dia antes.

Ainda não tínhamos malte e só tínhamos lúpulo cascade, mas o Reinoldo veio ao nosso socorro e nos emprestou 20kg de malte pilsen e alguns gramas de lúpulo columbus e tettnanger. O problema é que o Reinoldo esqueceu que estávamos ainda sem moedor e nos entregou o malte "não moído", o que me fez sair do Campeche, ir até a Trindade pegar o Reinoldo, ir até o Rio Vermelho na fábrica do Chopp Ilhéu para moer o malte, voltar à Trindade para deixar o Reinoldo, e voltar para o Campeche a tempo de começar a brassagem e assistir à França cair diante da Argentina no jogo inaugural da Copa do Mundo de Rugby. Ou seja, 100km rodados.

A primeira receita escolhida foi uma American Pale Ale "simplificada", pois utilizamos apenas malte pilsen. Utilizamos o cascade para dar o aroma característico e fermento US-05. Até este momento a cerveja ainda estava com o nome provisório de "Onodí" (da expressão mané "onodí o nome", i.e. eu não dei o nome). Mas desde que eu comecei a pensar em fazer cerveja, eu pensava em numerar cada uma delas com um número "Opus" (obra em latim), que é como os compositores numeram as suas obras. Então esta primeira seria a "Opus 1".

E o nome da nossa APA acabou ficando Opus 1 mesmo, e a partir daí nossos amigos começaram a chamar nossas cervejas seguintes de Opus. Ou seja, achamos um nome para a nossa cerveja: Opus - Cerveja Caseira do Campeche (Opus C3).

Neste domingo faremos a brassagem da Opus 12, que ainda nem sabemos qual será. Talvez uma de trigo, talvez mais uma American Pale Ale? Acho que vamos decidir isto na Padoca!

Quando der tempo falaremos um pouco da nossa aventura maior: o Concurso Mestre Cervejeiro da Eisenbahn...

Um abraço!

Marco Zimmermann

OBS: O título desta postagem refere-se às primeiras palavras proclamadas após o primeiro gole da primeira garrafa da Opus 1.

3 comentários:

... disse...

Parabéns pelo blog, mais um a dar sua valorosa contribuição à cultura cervejeira. Espero poder ler aqui sobre cervejas que farão sucesso nos próximos concursos.
Abs

... disse...

Ah, o missivista aí de cima sou eu, o Bob (rsrsrsrsrsrsrs)

Anônimo disse...

Grandes Marco e Murilo !!

Parabéns pelo blog e pelo saudável vício de fazer cerveja boa. 12 levas hein !! Que beleza!

Abração,

Mauro Nogueira.