terça-feira, 24 de junho de 2008

Opus 19 Rauchbier Urbock.

Quanto tomamos a Schlenkerla pela primeira vez, ficamos espantados pelo aroma e sabores característicos dessa cerveja que lembra bacon! E ela passou a fazer parte da lista das cervejas que desejaríamos fazer quando tivéssemos uma cervejaria em casa.
Depois de algum tempo já fazendo cerveja em casa, adquirimos malte defumado em conjunto com o pessoal aqui de Floripa e na primeira "reunião" da ACervA Catarinense fizemos a brassagem da cerveja no copo abaixo.


Foto da nossa Rauchbier. Apesar de na foto não parecer, ela ficou bem translúcida.

Como a Schlenkerla é muito forte, fizemos uma receita com menos defumado. Segundo a lenda ela tem quase 100% e na nossa utilizamos 50%. E o resultado foi muito bom mesmo.
Fizemos uma lager com 7% abv, utilizamos o fermento S-23 e além do malte defumado, caramunich, munich e pilsen. Deixamos fermentar por quase 1 mês entre 10 e 12 graus, e depois maturamos por mais quase 1 mês entre 0 e 2 graus e em seguida colocamos no postmix. Na verdade tem um balde que ainda está maturando, e pelo que provamos está ficando melhor ainda.
Nossa inspiração não foi a Schlenkerla Märzen, vendida recentemente no Brasil, e sim a Urbock, que infelizmente ainda não chegou por aqui. A Urbock é mais forte no álcool e no sabor de malte e um pouco mais leve no defumado.
E ela ficou uma bock bem característica, com um sabor de malte intenso, além do defumado, e veio muito bem a calhar nesse início de inverno em Floripa. Ainda iremos engarrafar algumas, mas a que carbonatamos no postmix ficou excelente.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns!!! Juro que me deu vontade de fumar um puro só de ver esta preciosidade.

Abraços,

Carlo Lapolli