terça-feira, 15 de abril de 2008

Opus 19 - Rauchbier Bock

Sábado (12/04/08) tivemos uma reunião para conversar sobre a Acerva Catarinense na casa da Opus, e seguimos em paralelo com a produção da Opus 19.
Não havíamos decidido até pouco antes da reunião qual receita fazer, e cogitamos fazer novamente uma pilsen, mas percebemos que não tínhamos mais o malte Melanoidina, que seria imprescindível para esta receita.
Pensamos então em uma cerveja de trigo, mas o Raphael já havia saído de casa e não teríamos o malte de trigo que só ele poderia nos emprestar.
Lembramos do malte defumado, e decidimos fazer uma Rauchbier. E como sempre, acabamos exagerando na hora de montar a receita e ela ficou com uma OG de 1.86 (aprox 8%). Mas não foi sem querer!

Com o inverno se aproximando uma bock seria muito bem vinda, e foi com este objetivo que pensamos em fazer uma cerveja lager forte e defumada. Não seguimos ao pé da letra nenhuma definição de estilo, simplesmente aproveitamos o que tínhamos disponível. Utilizamos malte defumado, pilsen, munich e caramunich. Talvez ela não fique tão escura como seria de se esperar de uma bock, ou nem tão defumada como uma Rauchbier alemã, mas quem liga? :)

Tomamos paralelamente à brassagem e à reunião um barrilete de Schlenkerla Märzen, o que apesar de ser coincidência nos serviu de inspiração. Tomamos também algumas cervejas do Rapahael Tonera (Helles, Bock, Trigo e "Mistureba Dry-hopping"), e uma cerveja do Gustavo Bräscher, de Santo Amaro. Todas muito boas.

Esperamos que nossa cerveja fique boa, e desejamos um grande sucesso para a Acerva Catarinense.

Nenhum comentário: