segunda-feira, 21 de abril de 2008

Opus 20 - American Pale Ale

Para a nossa vigésima brassagem resolvemos fazer novamente uma American Pale Ale, que foi o estilo que escolhemos para a Opus 1. A brassagem foi no dia 19/04/2008, sábado.
Utilizamos 3 tipos de malte, Pilsen, Munich e Carared. A cerveja ficará com 6% de álcool e terá um amargor de 50 IBU. A Opus 1 utilizou apenas malte Pilsen, teve 5.5% de álcool e 30 IBU.
Utilizamos o resto que tinhamos de lúpulo Hallertau Magnum, um lúpulo que nos agradou muito. Para complementar, utilizamos um pouco de Hallertau Tradition, o mais perto que tínhamos de um lúpulo de amargor. E depois utilizamos MUITO lúpulo Cascade. O nosso objetivo é ter uma cerveja com bastante aroma de Cascade, com direito a dry-hopping na maturação.
Opus 18 (ESB) à esquerda, e Opus 20 à direita.

Como nossa produção foi intensa nas últimas semanas, ficamos sem espaço na geladeira para fermentar a Opus 20. Como a temperatura baixou recentemente, não nos preocupamos muito com isto.
Outro fator que contribuiu para termos cervejas maturando "ao tempo" foi a produção da Rauchbier (Opus 19). Por ser uma Lager, ela precisa de um controle maior de temperatura e bastante tempo de fermentação. A ESB ficou 1 semana na geladeira e 1 fora durante a fermentação (iremos colocá-la para maturar ainda hoje, segunda).
Opus 19 Rauchbier Bock fermentando na geladeira à 12ºC.


Mudando de assunto, nossa Pilsen já está no Postmix. Ainda está carbonatando um pouco mas já provamos algumas vezes (rs). A cerveja ficou muito boa, em breve postamos mais sobre ela.

Nenhum comentário: