sexta-feira, 25 de abril de 2008

Moçambique no Estadão!

Nesta quinta-feira, dia 24 de abril de 2008, o Jornal Estado de São Paulo publicou uma matéria sobre as cervejas que estão sendo lançadas por parcerias entre cervejeiros caseiros e micro-cervejarias.
Segue abaixo a transcrição da matéria:

Do 'panelão' à fábrica, uma parceria com bons frutos

Microcervejarias fazem receitas de produtores caseiros. Moçambique, primeiro exemplo no mercado, chega a SP

Roberto Fonseca - O Estado de S.Paulo

- De um lado, criatividade e boa dose de ousadia. De outro, tecnologia e maior capacidade de produção. O resultado da combinação não podia ser melhor: cerveja. Iniciadas em 2007, parcerias entre cervejeiros caseiros, que tiram suas receitas do panelão, e microcervejarias prometem boas surpresas nos próximos meses. A primeira a chegar ao mercado é a porter Moçambique, à venda no bar Anhangüera (3368-2771).

A cerveja nasceu da parceria entre os cervejeiros caseiros Marco Aurélio Zimmermann e Murilo Foltran e Reinoldo Steinhaus, dono da micro Cervejaria da Ilha, de Florianópolis (SC). Seu nome é inspirado na Praia de Moçambique, ao lado da fábrica. ''A idéia é usar a produção caseira como laboratório para futuras receitas da cervejaria'', diz Zimmermann.

A Moçambique é uma ale (de alta fermentação), com 6,5% de teor alcoólico, preta de espuma bege. No aroma, notas de malte tostado e café. No sabor, torrado moderado e final seco, com bom equilíbrio do álcool. A garrafa de 355 ml custa R$ 5,60.

Além da Moçambique, a Eisenbahn, de Blumenau, deve lançar, até junho, a Dama do Lago, uma belgian dark strong ale com a qual o carioca Leonardo Botto venceu concurso de cervejeiros caseiros da microcervejaria em 2007. Na semana passada, ele foi a Santa Catarina produzir 3 mil litros de sua receita na fábrica; em casa, cada leva é de 50 litros.

A Colorado, de Ribeirão Preto, lançará uma porter com café batizada Demoiselle - homenagem ao avião de Santos Dumont. A receita é do carioca Ricardo Rosa. Em Minas, a Artesamalt também fará pale ale com receita de cervejeiros caseiros, que venceu concurso.

http://www.estadao.com.br/suplementos/not_sup161981,0.htm

Imagem escaneada da versão impressa (enviada por Evandro Zanini)

Nenhum comentário: