terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Atualizações

Depois de tanto tempo sem atualizar o blog, temos muita coisa pra contar...

Último Extra-malte de 2008

Eu, o Murilo e o Raphael Tonera fomos convidados para participar do último extra-malte de 2008, em Porto Alegre. Infelizmente o Murilo não pode ir, mas o evento foi muito bom, e contou ainda com a participação do nosso grande amigo Reinoldo Steinhaus, da Cervejaria da Ilha.
Sady Homrich, Marco Zimmermann, Raphael Tonera e Reinoldo Steinhaus, no palco do Extra-malte.

Cerveja Edensaft

Pouco antes do natal recebemos um presente inusitado, dos nossos amigos Rubens Deeke, Selvino Souza e Dirk Reiter. Uma garrafa da India Pale Ale que eles enviaram para o III Concurso da ACerva, e que ficou em 8º entre 46 participantes. Uma cerveja realmente especial, e que mereceu a colocação alcançada. Ficamos felizes por ter participado em parte na elaboração da receita.
Brindando com a Edensaft English India Pale Ale na Padoca!


Opus 31 Aurelius Blond Ale

A nossa cerveja feita para o natal, a Blond Ale apresentada em postagem anterior, fez bastante sucesso. O amargor ficou dentro do esperado, e ela ficou tão seca quanto esperávamos. Ela poderia ter ficado um pouco menos frutada, mas isto aconteceu porque a nossa geladeira quebrou e ela fermentou a uma temperatura próxima a 25C. Da próxima vez, também diminuiria um pouco a proporção do Munich.

Aurelius Blond Ale em Gaspar, no dia 25/12/08. Ficou bem clarinha (utilizamos Irish Moss).

Opus 32 Amnésia e 33 Witbier

Para o ano novo fizemos 2 cervejas, uma IPA Americana que já havíamos feito 2 vezes antes, a Amnésia, e uma Witbier.
Já contamos a história da Amnésia, e também já havíamos feito uma witbier. Mas como sempre, mudamos alguns detalhes nas receitas. Diminuímos um pouco a proporção de malte caramelo na Amnésia, deixando-a mais seca. Mas com isto também a deixamos mais alcoólica, chegando a 10.1%!! Também aumentamos o amargor (de 40 para 55IBU) e fizemos mais dry-hopping com cascade.
Na Witbier, reduzimos o número das laranjas que utilizamos para tirar a casca (de 8 para 6) e colocamos mais pimenta do reino (15g para 35 litros). Mas a grande diferença foi a utilização de trigo não maltado (25%) junto com o malte de trigo (também 25%).
A cerveja ficou muito boa, e acredito que a única modificação que faríamos seria reduzir o número de laranjas para 5.

Cervejeiro caseiro argentino na casa da Opus

Recemos a ilustre visita do cervejeiro Javier Schaerer (Javierdu), que pertence à associação argetina chamada Somos Cerveceros. O Javier estava passando férias em Canasvieiras, aqui em Florianópolis, e pela internet conseguiu o nosso contato. Ele veio acompanhado do seu pai, e tivemos momentos agradáveis de intercâmbio cervejeiro, provando algumas das produções do Javier, que produz a Weihem. Os estilos provados foram APA, Brown Ale e Weizen, todas excelentes.
Max, Marco, Javier e Ernesto (pai do Javier), brindando com Opus.

2 comentários:

Rubens disse...

Feliz Ano Novo Marco e Murilo!

Pelo visto o fim de ano de vocês foi alegre e recheado de momentos muito especiais, o que é sempre muito bom mesmo!

Obrigado pelos elogios e como já lhes disse e volto a afirmar, vocês tem parte nesta nossa criação e somos muito gratos pelo apoio e amizade com a qual sempre pudemos contar até aqui! Só lamento não poder presenteá-los com mais alguns exemplares...

Espero que possamos nos rever em breve e até lá, creio que nos já teremos algumas novidades para degustarmos! ;-)

Grande abraço,

Rubens Deeke

javierdu disse...

Foi um gosto poder visitar a Marco e senhora, murilo (polaco segundo meu pai) e Max, presenciar a elaboração de suas cervejas e degustar as já envasadas.
As cervejas que degusté verdadeiramente eram excelentes e me volvi feliz e algo tambaleante para meu departamento.
Espero que o as férias seguintes se possa voltar a repetir esta experiência e lhes proponho quando vingam a Buenos Aires (assim espero) lhes retribuyo seu gesto com um bom asado e excelentes cervejas.
Desde Buenos Aires, un fuerte abrazo. Javierdu