quarta-feira, 8 de julho de 2009

Degustação de Tripel

Ontem Marco, eu e Denys fizemos uma degustação de algumas Tripel que tinhamos em estoque junto com a Opus Tripel. Eu trouxe duas da Europa quando lá estive ano passado, o Marco tinha outras duas em casa e o Denys também tinha 2 em sua casa.
Abaixo uma foto delas, detalhe para o pano de prato usado pela "produção".

Todas muito boas! destaque para a St Feuillien, St Bernardus e Ename. Algumas mais claras. outras um pouco mais escuras, alcool bem pronunciado em algumas outras menos, mas muito interessantes. Todas harmonizaram muito bem com o queijo Brie que o Marco nos proporcionou.

Denys servindo uma St Feullien
Aqui o último exemplar da Opus 42, armazenada com a ajuda do carbonater

A Opus 42 não ficou muito atrás das "gringas", obvio que sempre tem o que mudar neh? Temos algumas anotações que numa brassagem futura iremos colocar em prática!

Espero que quem tenha provado ela tenha gostado!

Murilo

Comentários do Marco:

As cervejas do estilo tripel têm como característica serem bem esterificadas e com álcool bem pronunciado. Apesar de não serem muito doces, elas acabam sendo um pouco enjoativas se forem bebidas em quantidade.

Nesta degustação ficou claro que não dá pra tomar muita tripel de uma vez só. E apesar de nossa tripel estar bem próxima de algumas do estilo (as trapistas principalmente), ela não tinha justamente esta característica de "álcool alto", presente em quase todas. E isto é bom!

No geral, nossa tripel ficou semelhante às duas trapistas provadas, a La Trappe e a Chimay. Mas devo dizer que minhas favoritas na degustação foram a St. Feuillien e a St. Bernardus. Elas são mais refrescantes e menos agressivas.

Infelizmente a Wälls apresentou um sabor agressivamente medicinal, o que prejudicou sua avaliação. Já a Ename é uma cerveja leve, que parece até uma lager do norte da europa, mas com um sabor agradável.

Meu ranking:

1. St. Bernardus e St. Feuillien
2. Chimay e Opus/Traíra Tripel
3. La Trappe
4. Ename
* A Wälls não entra porque estava com problemas.

Enfim, uma bela degustação, apesar do calor provocado pelas cervejas ao final.
Cuidado com as tripels!!

Marco

4 comentários:

Jean disse...

Prezados Murilo e Marco,

Que dureza essa degustação, hein? É pra galera morrer de inveja...

Um abraço,

Jean Claudi.

Rodrigo Campos disse...

Murilo,

Estive na Brasil Brau e degustei a tripel de vocês. Foi com certeza uma das melhores cervejas do evento não somente na minha opinião mas também de outras pessoas com quem conversei. Estava deliciosa. Meus parabéns. Quem dera ter um pouco dela aqui neste momento!

Abraço.

Unknown disse...

Murilo e Marco,

Onde voces conseguiram comprar o carbonater???

Abraços

Marco Zimmermann disse...

Fred, o carbonater veio dos EUA através de um amigo...
Podes comprar em:

http://morebeer.com/view_product/18250

Tem gente que encomenta para entregar no Brasil e parece que dá certo...

Abraços!

Marco