quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Opus 11 Red Ale e Mega IPA do Mauro

No dia 17/01, após uma conversa muito empolgante na padaria com o Reinoldo do Chopp Ilhéu envolvendo seus futuros projetos, resolvemos abrir uma garrafa da nossa Red Ale, da qual havíamos provado apenas a versão em Post-mix.
Nós simplesmente não acreditamos quando tomamos o primeiro gole. A cerveja estava MARAVILHOSA, substancialmente melhor do que a que bebemos no post-mix. Ela estava tão bonita quanto a do post-mix, mas o aroma estava com um caramelo mais intenso, mas sem esconder o lúpulo cascade. O sabor apresentou um amargor mais acentuado e ao mesmo tempo mais agradável e mais equilibrado com o sabor de malte e do lúpulo.

Opus 11 Red Ale

Enfim, chegamos a conclusão que foi nossa melhor cerveja até o momento. Resolvemos colocar mais 1 garrafa dela para gelar e decidimos também provar a Mega IPA do Mauro Nogueira, da ACervA Carioca. Esta cerveja possui assustadores 105 IBU e 8.2% de álcool. Para quem não sabe, IBU é a medida do amargor de uma cerveja, e uma cerveja "pilsen" comercial brasileira possui em torno de 12 IBU, e uma pilsen alemã costuma ter perto de 30IBU. Dá pra ter uma idéia do que seriam 105IBU!
Já havíamos tomado uma cerveja com esta quantidade absurda de IBU, uma Barley Wine americana de 110 IBU e 11% chamada Old Crustacian Ale, da Rogue, que o Claudio Zastrow trouxe da Dinamarca. Eu havia achado excelente, embora não seja uma cerveja para o dia a dia ou para se beber em quantidade. E no primeiro encontro que tive com o Mauro eu falei sobre ela e ele ficou grilado com este valor de IBU. Acho que ele resolveu tirar a prova e se empolgou, pois além desta Mega IPA ele acabou fazendo mais algumas cervejas com IBU até maiores!


Mega IPA do Mauro

Bem, sobre a cerveja, ficamos simplesmente alucinados com o seu sabor. É uma cerveja instigante, que mesmo com o amargor acentuado consegue ser bem equilibrada e refrescante. Claro que nem todos teriam a mesma opinião, mas para quem gosta de coisas amargas, como café preto sem açucar, chocolate 80% cacau, Underberg e muito lúpulo, ela é simplesmente perfeita!
Já pretendemos fazer um "clone" desta cerveja em breve!

2 comentários:

Mauro Nogueira disse...

Receita Mega IPA

Maltes:
Malte pilsen - 70%
Malte Vienna - 30%
Lupulos:
Columbus (14% a.a), 56 g, 40 min
Centennial (8,8% a.a), 70g, 20 min
Cascade (6,4% a.a), 62g, 5 min
Cascade em plug, 14 g, dry hopping por 5 dias antes de engarrafar
Fermento:
White Labs - California Ale
Primming:
7,5 g de açucar por litro de cerva.

Abçs,

Mauro.

Marco Zimmermann disse...

Coisa linda Mauro!!
Como sempre, sem guardar os segredos preciosos da cerveja caseira!
Um grande abraço e valeu!!