terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Opus 12

Neste final de semana, como previsto, realizamos nossa décima segunda brassagem, a primeira de 2008. Como estamos sem malte pilsen, tivemos que pegar emprestado do Tiago Costa, da Cerveja Avatar, a cerveja caseira da casa da floresta, no Canto da Lagoa. Uma verdadeira lenda aqui em Florianópolis!
A decisão sobre a receita foi tomada parcialmente no sábado antes de ir pegar o malte na casa do Tiago, quando decidimos que não iríamos pegar ainda malte de trigo. Descartada a cerveja de trigo, ficamos entre uma Pale Ale inglesa ou americana. Por fim, antes da brassagem decidimos pela americana.
Ao moer o malte percebemos que tínhamos trazido 1kg a mais do que o previsto da casa do Tiago, e como não adianta guardar tão pouco malte, resolvemos usar tudo.
Pretendíamos fazer uma American Pale Ale mais forte desta vez, com algo em torno de 7%, mas acabamos com uma cerveja com um potencial de chegar em até 8% ou mais! A OG ficou em 1.086!!
Utilizamos lúpulo nugget para amargor e cascade para sabor e aroma, mas pegamos um pouco leve no amargor final. Ela ficou só com 35IBUs.
Como a OG estava muito alta, resolvemos utilizar 3 pacotes de fermento ao invés de 2. Utilizamos o US-05, perfeito para as pale ale americanas.
Ao final da brassagem, o Denys foi lá em casa e nos deu a triste notícia, já anunciada pelo Murilo, da explosão da última garrafa da ESB do concurso da Eisenbahn no freezer da casa dele. Junto com esta garrafa também explodiu uma Fuller's ESB, que desejávamos degustar junto com a nossa.
Como consolo, decidimos tomar a primeira garrafa de Opus que foi engarrafada. Estava muito boa, embora já desse para sentir que estava começando a regredir no sabor. Ela deve ter atingido o seu "pico" em torno de 2 meses (ela já estava com quase 4 meses).

Estamos em carga total de produção em janeiro, pois não queremos que falte cerveja no carnaval! Já estamos pensando na Opus 13, que provavelmente será algum tipo de Pale Ale Inglesa.

Marco Zimmermann

Um comentário:

Anônimo disse...

E aí figuras....Parabéns pelo resultado no concurso da Eisenabahn e pelas novas produções. Reserva uma pra mim aí...rs. Ah! E em março deve rolar mais um Bier Tour...Já deixa a galera de Floripa preparada. Abraço